Uma máquina que funciona para explicar o funcionamento de uma usina térmica real, mostrando como a energia térmica pode se transformar em energia cinética
Materiais Necessários
- 1 Tábua de madeira (20 * 40 * 0,5cm)
- 2 Latas de refrigerante
- 4 Parafusos/Pregos grandes (cerca de 6cm)
- Arame
- Fita isolante
- Durepoxi
- Água
- Estopa
- Querosene
- Cata-vento de plástico
Ferramentas Necessárias
- Furadeira
- Seringa com bico
Etapas
Base
-
Faça 4 furos do tamanho da lata na madeira. Fixe os quatro parafusos/pregos, se precisar, use cola quente.
Lata
-
Esvazie o conteúdo da latinha, lave-a. Depois de seca ponha o Durepoxi na tampa da lata tampando o buraco, espere secar por aproximadamente 12 horas, se for preciso faça mais uma camada. Após o Durepoxi secar faça um pequeno furo na tampa da lata. Fixe a lata sobre os parafusos com arame e fita isolante.
Cata-Vento
- Faça um cata-vento de plástico ou compre um já pronto. Fure a tábua de madeira e fixe o cata-vento, tomando cuidado para ele ficar na mesma altura do furo da lata.
Lamparina
-
Com a parte de baixo da outra lata faça uma espécie de fogãozinho com um único buraco. Coloque querosene dentro do fogãozinho e um pouco de estopa imitando o pavio de uma vela
Finalização
-
Com ajuda de uma seringa coloque água dentro da lata, ponha fogo na estopa e espere um pouco. O vapor vai fazer o cata-vento girar!
Conclusão
A lamparina funciona como a fornalha de uma máquina térmica, aquecendo a lata. Conforme a água esquenta, ela se transforma em vapor, aumentando a pressão interna. Esse vapor sai por um pequeno buraco e empurra o cata-vento, fazendo-o girar. O cata-vento representa a turbina de uma máquina térmica, que se move com força do vapor, mostrando como a energia do calor pode ser transformada em movimento.
