Móvel em MDF, projeto, construção e montagem.
Publicado em 18 de Novembro de 2025 às 23:03
Construção de um guarda roupas de 1,8 m de largura com 2,3 m de altura e 0,5 m de profundidade e um gaveteiro de 1,2 m de largura com 0,95 m de altura e 0,5 de profundidade com foco no detalhamento do projeto, exemplos de como definir as dimensões de todas as partes para que tudo se encaixe com precisão e robustez.
Alguns exemplos práticos de como fazer a fixação das peças de MDF e visualização do móvel pronto.
A metodologia utilizada pode ser aplicada para a construção de qualquer tipo de móvel em laminados (MDF, MDP, compensado...) um closet, armário de cozinha, estante, escrivaninha, rack, armário para ferramentas, etc.
Arquivos do Projeto
3.06 MB
proj movel MDF desenho editável.pptx
530.94 KB
2.54 MB
exemplo Folha quadriculada.jpg
2.06 MB
Materiais Necessários
- Chapas de MDF fornecidas conforme plano de corte
- Parafusos para madeira 4,5mmX45mm para as peças maiores
- Parafusos para madeira 3,5mmX20mm para fixação de peças no MDF 18mm
- Parafusos para madeira 3,5mmX15mm para fixação de peças no MDF 15mm
- Parafusos para madeira 3,0mmX25mm para fixação do fundo de MDF 6mm
- Parafusos para madeira medidas diversas conforme o desenvolvimento do projeto
- Peças diversas da categoria "ferragens" das lojas de material para marcenaria
- Fitas de borda
- Cola de contato
- Super cola
- Corrediças para as gavetas (6 pares para o guarda roupa, 8 pares para o gaveteiro)
- Dobradiças (3 para cada uma das 4 portas)
- Puxadores (comprados pronto ou fabricados artesanalmente)
Ferramentas Necessárias
- Serra tico-tico
- Furadeira
- Conjunto de brocas conforme as medidas dos parafusos
- Broca Fostner 18mm para o suporte das prateleiras
- Broca Fostner 35mm para a dobradiça das portas
- Escareador de furo
- Chave Philips
- Grampos "C" de fixação
- Trena, régua, esquadro
Etapas
Do projeto ao plano de corte, passando pela lista de peças de MDF
-
Começar pelas medidas externas, desenhar (seja com uso de computador, software próprio para projeto, ou desenhando em papel) todas as peças considerando o espaço que cada uma ocupa para chegar na medida de corte das mesas, anotar de forma clara qual peça é, sua posição no móvel e as medidas de espessura, comprimento e largura. Considerar que a fita para o fitamento da borda do MDF possui 0,4mm(certificar a espessura da fita do seu projeto) e no caso de diversas peças seguidas com divisórias, a cada peça acrescentar 0,8 mm pois no final a soma das fitas de borda pode chegar a alguns milímetros e impossibilitar a perfeita montagem
-
A dimensão de cada peça vai para a lista de material atendendo o que a loja pediu: cor, espessura, dimensões, quantidade, fitar ou não fitar na loja. Lembrar de colocar na lista de material as informações do desenho do projeto: número da página e número da peça para facilitar a preparação e montagem.
-
Após o envio da lista de material para a madeireira (especializada em MDF) a loja envia o plano de corte para conferência e confirmação do pedido
O que fazer com a sobra de MDF?
-
Caçamba de entulho? Jamais!
Todo desperdício deve ser evitado!
-
Meu filho tomou nota das medidas de todas as peças que sobraram e desenhou um rack para a TV, computador e vídeo game do maior tamanho possível para otimizar o uso do material que sobrou
Abaixo está o projeto do rack
Uma evidência que basta vontade e criatividade!
-
Marcenaria de apartamento em plena atividade
-
O rack foi montado com cola e parafusos, ficou bem robusto.
Conclusão
As máquinas para marcenaria como a tupia, serra circular, serra de bancada, etc. são máquinas com elevada rotação e potência para fragmentar madeira, nem imagine o que pode acontecer com um dedo ou pele. Utilize todos os equipamentos de proteção recomendado. Leia o manual, veja vídeos que oriente o uso, trabalhe em local iluminado; Aprenda o posicionamento correto para segurar a máquina, certifique-se que tem firmeza na mão e braço caso a máquina dê um calço e movimento de rebote, estabeleça limite de afastamento que as mãos nunca passe daquele ponto em direção da fresa da tupia ou disco da serra, seja com a adaptação de batente ou uma linha marcada; Jamais altere as condições de coifas e proteções originais das máquinas; No uso da serra circular nunca posicione o corpo no alinhamento do corte como se estivesse atrás da máquina, o corpo sempre deve ficar deslocado para o lado, caso a máquina dê um rebote o disco em rotação não é projetado diretamente contra o corpo. É recomendado o óculos de proteção "ampla visão com vedação" para uso em marcenaria, esse modelo impede que o pó de madeira projetado pelo vento do giro da máquina entre nos olhos.
O grande lance é imaginar, criar e utilizar as técnicas para construir o que imaginou.
Todo o projeto pode ser feito em programa de computador específico, por exemplo o FreeCAD, pode ser feito desenhando em folha quadriculada ou folha isométrica, conforme exemplo anexo.
Dicas:
Visite lojas de grande porte de material para marcenaria, por exemplo a loja Monfardini em Duque de Caxias - RJ. Ver as ferragens para móveis de quarto, acessórios para móveis de cozinha, presilhas, suportes, etc. dá condição de imaginar e criar um móvel útil e duradouro.
Converse com marceneiros nas lojas, segui as dicas de marceneiros profissionais e economizei bastante comprando material de excelente qualidade e menor preço.
Atividades de passatempo fazem bem para a saúde do corpo e da mente, envolva a família em projetos, o aprendizado, envolvimento e a satisfação de fazer algo útil faz bem à todos.
